terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pérolas do Orkut, raridade de Araçatuba

A internet é a mídia que dá espaço para pessoas com ideias e um pouco de dedicação a conquistarem, de maneira bem simples e barata, negócios que outros veículos não proporcionam. Foi o que ocorreu com o araçatubense Igor de Sousa, de 25 anos, que contou um pouco de sua experiência profissional, que nada mais é, ganhar dinheiro através de fotos engraçadas, ou até mesmo inimagináveis, do maior site de relacionamentos brasileiro, o Orkut.

No auge do Orkut, Igor começou a reparar em algumas fotos bizarras que se deparava durante sua navegação pelo site, com isto surgiu a ideia de criar um blog contendo “Pérolas do Orkut” (www.perolasdoorkut.com), onde só postaria fotos engraçadas, que tivessem algo que realmente chamasse a atenção. Porém ele não imaginava que esta Ideia lhe renderia tanto acesso. “No começo eu passei o link para um amigo, que passou para um outro, e outro e fui divulgando, até que um dia bombou” conta. No início do blog, Igor tinha que ir atrás das fotos, buscar, como todo começo, foi bem trabalhoso. Mas, com a conquista da popularidade, e as pessoas achando interessante e valorizando o principal objetivo do blog, que era demonstrar de forma descontraída o que era postado no Orkut, o trabalho de “busca” foi diminuindo, hoje o Pérolas conta com mais de 100 e-mails diários onde as pessoas querem ter suas fotos postadas no blog. O critério de administração que ele usa, é aquilo que as pessoas vêem mais, aquilo que dá mais audiência. Por isso a página se tornou um sucesso, pois não pretende colocar textos cansativos, que muitas vezes dispersa o internauta, mas apenas fotos, para que as próprias pessoas possam escrever o que pensam sobre o que elas estão vendo. Igor conta que na atual popularidade em que se encontra o blog, já não é possível liberar todos os comentários, afinal hoje existe 20 categorias e cada uma delas é abastecida por 4 fotos diárias e cada uma dessas fotos carregam cerca de 60 comentários diários, e estes comentários são moderados no dia seguinte, porém, os comentários feitos em fotos antigas já não são possíveis uma leitura, tendo em vista do enorme número e apenas uma pessoa para administrá-lo. “Eu tinha duas pessoas que me auxiliavam, eu até pagava uma remuneração, mas isto não deu certo”, diz Igor.

O blog obteve tantos acessos que o seu servidor não suportou tamanha visita, obrigando a migração para um provedor de maior capacidade, afinal de contas, hoje ele chega a uma faixa de 30 mil acessos por dia, mas o seu recorde já chegou a 50 mil acessos num único dia. Porém, com tanto acesso já era hora de pensar em algo profissional, de como ganhar dinheiro com isto?! Igor fala da Google com um grande entusiasmo, para ele o site dá um espaço muito grande quem pretende ganhar um lucro na internet. “O Google tem um peso muito importante para os blogueiros”. Todo este pensamento veio a partir do momento em que a Google disponibilizou um cadastro onde você inscreve o seu blog e na medida em que os visitantes vão aumentando, a publicidade ganhe espaço na sua pagina e você ganha dinheiro por acesso ou cliques na propaganda. Todo este sistema de afiliadas lançada pela Google, foi o que salvou os blogueiros, é daí que ele tira o seu sustento e vive apenas de cliques pela internet, trabalhando em torno de 1 ou 2 horas diárias, para postar fotos e ler e-mails e comentários em fotos. Igor conta que já vendeu espaço publicitário no Pérolas por conta própria, em dois anos de blog só lhe rendeu 2 anunciantes. Antes da crise ele arrecadava entorno de 8 mil reais mensais, recebidos em depósito bancário pela Google, para manter uma atualização diária do blog, porém, entorno de janeiro de 2009, sua renda caiu cerca de 50%.

Igor não trabalha com outra coisa que não seja blogs, formado em ciências da computação, ele tem investido a renda do Pérolas e de seus outros dois sites que não mandam de uma atualização diária, o www.webfrases.com que publica frases e pensamentos de diversos autores sejam eles conhecidos ou anônimos, e o www.recados.com, que também deve a sua existência ao senhor Orkut, pois o ele armazena mensagens com gráficos de alta qualidade, para inserir em scraps no próprio site de relacionamento, para uma especialização profissional de seu gosto, somando a remuneração destes dois ao do Pérolas, foi o que lhe possibilitou a ser pós-graduado em economia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e estar cursando sua segunda pós, agora com especialização em marketing, na mesma universidade.

No final da entrevista, Igor ainda aconselha aos que pretendem ganhar dinheiro através do seu blog. A dica é buscar algo inovador, com um designe interessante, com bastante conteúdo, mesmo porque manter um blog não é uma tarefa fácil, pois precisa de muita disposição para ter uma atualização diária. Para ele a ferramenta fácil de manusear é o wordpress, que não exige um conhecimento profundo em HTML, e o resto é se divulgar.

0 comentários:

Postar um comentário