quarta-feira, 27 de maio de 2009

Blog

A internet é a maior ferramenta de interatividade que existe atualmente, tudo pode ser encontrado nela, de textos a vídeos. Uma ferramenta que tem conquistado espaço e atenção neste mundo virtual é o blog. Este espaço é um lugar onde muitos podem expor suas idéias, contar sua vida ou até mesmo trocar informações. Ele vem conquistando sua popularidade a uns cinco anos, inicialmente usado por muitos como um diário virtual, dando espaço para as pessoas poderem colocar fotos e receberem comentários a cada postagem.
Esta ferramenta se modernizou, liberando não apenas a postagem de textos e fotos com se fazia no seu inicio, mas agora outros suprimentos como vídeos também são possíveis ser postado em blogs.

Agora o blog ganha o olhar de um tipo diferente de internauta, os jornalistas. Para eles esta tem sido uma ferramenta de trabalho onde se troca informação e muitas vezes buscam informação. Este profissional tem encontrado no blog uma saída para escrever seus textos sem limites de linhas, pois como já citado, é um espaço onde as pessoas têm espaço para expor suas idéias sem que a política da empresa possa interferir no resultado final do trabalho. Mesmo porque esta é uma ferramenta específica para os que procuram uma boa leitura, pois querendo ou não, os blogs são ricos de textos.
O Blog pode se tornar uma ferramenta para o jornalista que não deixa a desejar dos portais de notícias de uma grande empresa, pois não existe uma política que dificulta o internauta postar suas matérias. Ele mesmo pode correr atrás da notícia, presenciar o fato e postar em seu blog. Para deixá-lo mais rico é possível postar imagens, vídeos ou até mesmo enquetes, ou diversas formas de deixar um blog bem trabalhado. Estas ferramentas estão presentes no jornalismo online, ao entrarmos em um bom site de noticias logo vemos vídeos, fotos e interatividade.
Hoje já existem muitos blogs especializados, que como o próprio nome sugere, abordam diferentes temas de um mesmo assunto. Este tipo de blog para o jornalismo não iria se distanciar do famoso jornalismo especializados, paginas que tratam de futebol, culinária, religioso e etc. Conquista um público alvo e muitas vezes traz proximidade do internauta com o blogueiro, pelo fato de todos terem acesso a comentários.
O grande lance do blog para o jornalismo, é que o custo para mantê-lo é tão pequeno que muitas vezes nem chega a ser considerado. Em outras mídias como no jornal impresso, existe dispesas como manutenção de máquinas de impressão, tintas, papéis, e etc. No caso desta ferramenta, o maior obstáculo seria o anuncio da publicidade para manter redatores ou até mesmo jornalista avulso. Isso não diferencia dos demais veículos, pois o patrocínio vai surgindo de acordo com a audiência

0 comentários:

Postar um comentário